top of page

SAN ANDRÉS E CARTAGENA: 10 dicas valiosas para a sua viagem

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Onde se Hospedar, Câmbio, Chip, Como se Locomover, Clima, Restaurantes e muito mais. Aqui você vai encontrar dicas e informações essenciais para a sua viagem em San Andrés e Cartagena.





Entre os principais destinos turísticos da Colômbia, San Andrés e Cartagena contam com atrações que vão desde mar do Caribe até fortes e muralhas. É possível combinar as duas cidades em uma única viagem pela Colômbia. Certamente você voltará encantado com as belezas naturais e cultura desses destinos, mas antes de embarcar para lá, separamos algumas dicas valiosas que vão facilitar o planejamento da sua viagem.


1. REQUISITOS PARA ENTRAR NA COLÔMBIA

Para entrar na Colômbia, são obrigatórios os seguintes requisitos:


- Apresentar documento de viagem válido, que pode ser RG ou Passaporte.

Brasileiros podem apresentar apenas o RG para entrar na Colômbia, mas é importante destacar que a validade do RG para viagens internacionais é de 10 anos. O documento também deve estar em boas condições, permitindo a identificação clara do viajante. E lembre-se que a CNH não é documento válido para viagens internacionais.


- Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela.

Um dos requisitos obrigatórios para entrar na Colômbia é estar vacinado contra a Febre Amarela. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é o documento que comprova a vacinação e deve ser apresentado para entrada no país.


Para tomar a vacina, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde – SUS ou alguma clínica privada de vacinação. Crianças ao completarem 9 meses devem tomar uma dose da vacina e ao completaram 4 anos, devem tomar a dose de reforço. Pessoas entre 5 e 59 anos que não foram vacinadas, devem tomar a dose integral da vacina com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem.


O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP, poderá ser emitido da seguinte forma:

Quem tomou a vacina contra a febre amarela a partir de 30/12/2022 poderá emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pelo ConecteSUS.

Quem tomou a vacina antes de 30/12/2022 poderá realizar o cadastro e preencher o formulário de solicitação no site PORTAL GOV.BR. É necessário preencher a data da vacinação e o lote da vacina, além de anexar o comprovante de vacinação. Caso você não tenha o comprovante, poderá emitir no aplicativo do SUS da sua cidade (Nós emitimos no Saúde Já Curitiba) ou ir até uma Unidade de Saúde.

O Certificado Internacional de Vacinação será encaminhado em até 10 dias úteis para o e-mail cadastrado. Após recebimento, imprima e assine o documento para apresentação no embarque.


- Comprovante de Vacinação Contra COVID-19 ou Resultado Negativo de teste RT-PCR feito há no máximo 72 horas antes do embarque.

É necessário apresentar o Comprovante com esquema vacinal completo, com a última dose aplicada há, no mínimo quatorze dias. Caso o viajante não tenha tomado no mínimo duas doses da vacina contra o COVID-19 no prazo exigido, será necessário apresentar Resultado Negativo de Teste RT-PCR realizado há no máximo 72 horas antes do embarque.

A exigência do Comprovante ou Resultado Negativo de teste RT-PCR é válida apenas para maiores de 18 anos.


- Formulário Check-Mig.

Esse é um formulário que serve como uma declaração de saúde obrigatória. Ele deve ser preenchido para entrada e saída do país, no período de 72 horas a no máximo 1 hora antes do embarque.

O Formulário está disponível em espanhol, inglês e francês e pode ser preenchido no site ou no aplicativo Check-Mig.


Para preencher o formulário serão necessários os seguintes dados:

Número do voo, Nome da companhia aérea, Motivo da viagem (turismo, estudo ou trabalho); Confirmação da hospedagem (com endereço completo), Documentos pessoais (carteira de identidade ou passaporte) e demais dados cadastrais.

É um formulário simples, mas não deixe para preencher de última hora.


- Boleto Turístico (Exclusivo para SAN ANDRÉS)


Em San Andrés, além dos requisitos acima, é necessário adquirir o Boleto Turístico antes de pousar na ilha.

É possível comprar o Boleto Turístico no guichê da companhia área no Brasil ou nas conexões (Panamá ou Bogotá). No Panamá o pagamento deverá ser realizado em dólar e em Bogotá poderá ser realizado em dólar ou em peso colombiano.

Na imigração, no aeroporto de San Andrés, tanto na chegada quanto na saída da ilha, o boleto será solicitado, então é necessário mantê-lo guardado, caso contrário será necessário adquirir um novo boleto.


Valor do Boleto Turístico:

USD 40*

COP 118.700*

*Data base março/2023.


Crianças até seis anos e pessoas que permanecerão na ilha por menos de 24 horas não precisam comprar o boleto.


Experiência do Três Viagens: Nós compramos o nosso boleto em Bogotá e pagamos em pesos colombianos. É importante deixar o valor reservado em espécie para comprar o boleto, pois algumas companhias aceitam o pagamento apenas em dinheiro.


2. COMO CHEGAR EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA


SAN ANDRÉS

Não existe voo direto do Brasil para San Andrés. As conexões mais comuns para chegar até a ilha são em Bogotá, com a Avianca ou Latam, e no Panamá com a Copa Airlines.

No caso de conexão em Bogotá, dois pontos devem ser levados em consideração:

- O tempo de conexão pode ser insuficiente, devido as filas na imigração e ao terminal aonde o voo chegará. Se possível, dê preferência a voos com no mínimo 3 horas de conexão.

- Em Bogotá faz frio, mesmo no verão. É importante ter um agasalho para usar durante a conexão na cidade.


CARTAGENA

Desde janeiro/2023, existem voos direto de São Paulo para a cidade de Cartagena das Índias pela companhia área Avianca. O tempo do voo direto de São Paulo até Cartagena é de aproximadamente 8 horas e 45 minutos.


3. QUANDO IR PARA SAN ANDRÉS E CARTAGENA

Em San Andrés e Cartagena é quente durante todo o ano, mas para aproveitar ao máximo a viagem para esses destinos colombianos, é ideal atentar-se para a época de chuva.




SAN ANDRÉS

De dezembro a abril é a melhor época para ir até à ilha, pois é o período com menos incidência de chuva. De setembro a novembro o ideal é evitar, pois chove mais e a ilha pode sofrer com tempestades e ser afetada indiretamente com furacões em outros destinos do Caribe.


CARTAGENA

A temperatura não costuma ficar abaixo de 26 graus e até no período da noite é comum ter sensação térmica acima de 30 graus. De dezembro a abril é a época seca, raramente chove durante esses meses, sendo a melhor época para conhecer a cidade. De maio a novembro são meses com mais chuva, sendo mais intensas a partir de setembro.


4. ONDE SE HOSPEDAR EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA

As duas cidades colombianas são bem turísticas e contam com uma variedade de hospedagens para todos os gostos e bolsos.


SAN ANDRÉS

North End é o bairro conhecido como Centro de San Andrés. Nele fica a praia de Spratt Bight, com estrutura de guarda-sol e cadeiras para locação, uma variedade de restaurantes, lanchonetes, lojas, garagens para locação de mules, além do famoso hotel cinco estrelas de San Andrés, o Hotel Casablanca e o Resort All-inclusive Decameron Los Delfines.

A região norte da ilha é a mais recomendada para hospedagem.


O bairro de San Luis também é uma das opções para hospedagem. A praia da região conta com uma faixa de areia, estrutura de guarda-sol e cadeiras para locação, restaurantes e Beach Clubs. Se comparado ao bairro Noth End, San Luis tem menos opções de restaurantes, além de ruas e construções mais precárias.


O bairro Praias Rochosas fica em frente à praia com rochas, próximo do aeroporto. As diárias de hospedagem costumam ter valores mais acessíveis, porém, para se deslocar para os passeios será necessário utilizar táxi ou alugar uma mule.


Uma informação importante é que muitos hotéis em San Andrés não têm água quente no chuveiro. Se esse é um ponto relevante para você escolher a hospedagem, certifique-se com o hotel e verifique a avaliação de outros hóspedes.

Experiência do Três Viagens: Nós ficamos hospedados na região norte da ilha, no SUMMER HOUSE IN e gostamos da experiência. O SUMMER tem quartos duplos e familiares, bem equipados e confortáveis. No terraço, dispõem de uma banheira de hidromassagem e uma cozinha compartilhada. Não podemos deixar de falar que alguns quartos possuem água quente, o que é um grande diferencial na ilha de San Andrés, além do atendimento dos colaboradores, que foi ótimo. Ele fica à aproximadamente 1 km da Praia Spratt Bight e conta com comércios na proximidade, como mercado e farmácia. O café da manhã é servido por ordem de chegada.





CARTAGENA

Cartagena é uma das cidades mais visitadas da Colômbia, então conta com uma variedade de hotéis. Basicamente, as melhores regiões para se hospedar são: o bairro de Bocagrande, que é a parte moderna da cidade ou o Centro Histórico, que é formado por três pequenos bairros: A Cidade Amuralhada, San Diego e Getsemani.

O centro histórico é a região preferida dos turistas, pois lá ficam as características ruas coloridas de Cartagena, com uma variedade de restaurantes, lojas e a maioria dos hotéis são em casarões coloniais.


Cidade Amuralhada: Local movimentado, com vários pontos turísticos e onde ficam os hotéis mais luxuosos da cidade.


San Diego: Fica bem próximo da Cidade Amuralhada e é mais tranquilo, onde também é possível ficar próximo de pontos turísticos, sem tanta agitação.


Gestsemani: É um bairro alegre e agitado, principalmente no período da noite, pois conta com diversos bares, restaurantes e baladas. Oferece hotéis com melhor custo-benefício.


Já o bairro de Bocagrande tem uma atmosfera mais urbana, onde estão a maioria das grandes redes de hotéis, com valor de diárias mais acessíveis. Grande parte dos hotéis estão à beira mar. Os principais pontos turísticos da Cidade Amuralhada ficam de um a três quilômetros de distância do bairro de Bocagrande.


Para quem deseja ficar em um Resort de frente para o mar do Caribe, as melhores opções estão em Islas del Rosário, que fica há aproximadamente uma hora de Cartagena.


Experiência do Três Viagens: Nós ficamos hospedados próximo do aeroporto, no Mucura Hotel & SPA e gostamos da experiência. O Mucura é um hotel para quem busca um bom custo-benefício. É possível ir caminhando até o aeroporto e a região é muito tranquila. Bem próximo do hotel é possível encontrar comércios como farmácia, mercado e restaurantes. O café da manhã é servido por ordem de chegada.




5. CÂMBIO EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA

Um dos assuntos que mais gera dúvidas em uma viagem internacional é o câmbio, então aqui vamos esclarecer as principais formas para você realizar câmbio em San Andrés e Cartagena e contar um pouco da nossa experiência.


A moeda nacional é o Peso Colombiano e durante a nossa viagem pelo país nós fizemos câmbio de três formas:


- Contas Globais:

Uma das formas mais recomendadas para realizar o câmbio na Colômbia é através das contas globais. As transações realizadas com esse tipo de conta têm IOF (1,1%) igual as transações realizadas em dinheiro em espécie, mas oferecem melhores cotações, pois utilizam o câmbio comercial que é mais vantajoso do que o câmbio turismo (utilizado pelas casas de câmbio). Além disso, com as contas globais, o viajante tem mais praticidade e segurança por não precisar viajar com todo o dinheiro em mãos.

Nós, do Três Viagens, utilizamos a conta e o cartão da Wise durante a nossa viagem para a Colômbia. Além de utilizar o cartão de débito internacional para pagamento em estabelecimentos como lojas, restaurantes e hotéis, foi possível utilizar o cartão para realizar saques em Caixa Eletrônico ATM.




A Wise é uma plataforma financeira que disponibiliza serviços de transferências internacionais de maneira simples, segura e barata. Os clientes da Wise podem guardar e converter dinheiro em 54 moedas diferentes, além de enviar valores para 80 países. Atualmente, essa é uma das formas mais utilizadas para envio de dinheiro para o exterior, pois a conta da Wise é gratuita, virtual, multimoeda e dá acesso a um cartão de débito internacional.


Passo-a-passo para se cadastrar na Wise:

1) CLIQUE AQUI e acesse o site da Wise;

2) Selecione o botão “Criar conta”;

3) Insira o seu e-mail e clique em “Próximo”;

4) Selecione a opção de conta pessoal;

5) Selecione o país de residência principal;

6) Insira o seu número de telefone. Você receberá um código de 6 dígitos via SMS;

7) Digite o código no campo indicado e clique em “Enviar”;

8) Crie uma senha de ao menos 9 caracteres (deve conter ao menos uma letra e um número) e clique em “Continuar”;

9) Preencha seu perfil com os dados solicitados.


Após realizado o cadastro, será necessário fazer um depósito inicial mínimo de

R$ 100,00 para ativação da conta e liberação do cartão de débito internacional. Isso pode ser feito através de PIX ou Transferência Bancária de uma conta em seu nome (Exemplo do Itaú para a Wise). Assim que o depósito entrar na conta da Wise, será liberado o cartão virtual, que pode ser adicionado ao Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay. No próprio aplicativo, é possível solicitar o cartão de débito internacional físico, que chegará no endereço cadastrado em até 10 dias.

Após recebimento do cartão, será necessário fazer uma compra ou um saque em um caixa eletrônico 24 horas para liberá-lo para uso.

IMPORTANTE: A liberação do uso do cartão depende dessa ativação feita no Brasil.


Passo-a-passo para enviar dinheiro e usar a sua conta na Wise:

1) Clicar em “Real Brasileiro” na Página Inicial;

2) Clicar em adicionar;

3) Definir o valor em reais e clicar em continuar;

4) Escolher a forma de Transferência;

5) Responder se é o titular da conta;

6) Realizar a transferência da sua conta bancária (exemplo Itaú para Wise) para os dados fornecidos no aplicativo da Wise;

7) Confirmar e aguardar a efetivação da transferência.

Para utilização do cartão de débito ou para a realização de saque em caixa eletrônico ATM na Colômbia, será necessário converter o valor em reais para dólar. O procedimento é bem simples e fácil: Basta clicar no saldo em reais, selecionar a opção converter, definir o valor que deseja converter e confirmar a operação.

É importante destacar que caso você realize saque na Colômbia, por mais que o valor na carteira da Wise esteja em dólar, o saque ocorrerá em pesos colombianos.


Pontos Importantes:

- A Wise é uma plataforma com regulamentação do Banco Central do Brasil, o que garante transferências internacionais seguras;

- A incidência da taxa e IOF ocorrerá apenas uma vez, no momento de converter valores em real para dólar (considerando uma viagem para a Colômbia);

- As taxas para transferências internacionais variam conforme o país. Verifique aqui as regras.

- Canais de atendimento da Wise no Brasil: 0800 878 1204, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O e-mail do suporte Wise fica na Central de Ajuda, no aplicativo.


- Western Union:

Outra instituição popular e segura para fazer o câmbio na Colômbia é a Western Union, que é uma empresa de transferência de dinheiro e câmbio. Basta abrir uma conta gratuita e realizar o “pix” ou transferência bancária para a Western Union. Depois disso, é necessário procurar uma agência, com documento de identificação, para sacar os pesos já convertidos. É possível fazer várias transferências, conforme necessitar de mais dinheiro. Embora pequena, existe uma tarifa por cada transação.





Como enviar dinheiro pela Western Union:

1) Baixe o aplicativo Western Union e cadastre-se;

2) Clique na função “Enviar Dinheiro”;

3) Selecione o país desejado (Colômbia);

4) Coloque o valor da transferência (Pode ser em reais ou pesos);

5) Selecione como o destinatário vai receber o dinheiro;

6) Escolha como você vai pagar pela transferência (Pix);

7) Coloque os dados do destinatário, ou seja, quem vai receber o dinheiro na Colômbia;

8) Você vai receber um comprovante por e-mail com o código MTCN. Você precisará informá-lo na retirada do dinheiro na Colômbia;

9) A retirada precisa ser feita em até 30 dias – caso contrário, a operação precisa ser reativada.


Pontos importantes:

- A Western Union não é uma conta global ou bancária. É possível fazer transferência de dinheiro, mas não é possível usar as funções bancárias como débito, por exemplo;

- O App não permite fazer a primeira transferência para você mesmo. Você deve pedir para alguém enviar o dinheiro para você;

- O saque do valor deverá ser integral, correspondente ao valor da transferência;

- Apesar do prazo para efetivação da transferência ser de até três dias, ela costuma acontecer em horas ou até minutos.


Experiência do Três Viagens: Em San Andrés, existe apenas uma agência que costuma ter filas, por conta do fluxo de turistas e horário de funcionamento que é das 08:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 de segunda à sexta. No sábado a agência funciona das 08:00 às 12:00 e domingo não abre.


- Casas de Câmbio:

Outra forma, é utilizar as casas de câmbio para realizar a conversão do dinheiro. O procedimento pode ser realizado no Brasil (cotação menos vantajosa) ou na própria Colômbia. Todas as cidades são atendidas por casas de câmbio, mas geralmente a melhor cotação é a de Bogotá. Essa é a forma menos vantajosa, devido a cotação inferior.



Os cartões de crédito internacional também são amplamente aceitos na Colômbia, mas não são tão vantajosos, pois o IOF é maior (atualmente 5,38%), além do spread bancário, que é a diferença entre a cotação real e a cotação comercializada pelo banco. O ideal é ter um cartão de crédito desbloqueado para uma emergência.


6. CHIP

Ter um chip local facilita a viagem, seja para se manter conectado, confirmar endereços de atrações ou consultar mapas. As operadoras mais populares na Colômbia são: Claro, Movistar e Tigo. Para adquirir um chip dessas operadoras a recomendação é ir com um documento de identificação até uma loja ou quiosque da operadora. No aeroporto também é possível adquirir um chip, mas o valor costuma ser mais caro.


Outra opção é adicionar a franquia internacional com a sua operado do Brasil. Com o pagamento de um valor adicional mensal, é possível ter acesso à internet em vários países.


Experiência do Três Viagens: Compramos um chip da Claro no Centro Histórico de Bogotá. O processo foi bem simples e a internet funcionou durante toda a viagem. Em outro celular, ativamos a franquia internacional do nosso plano da Claro no Brasil, porém, a internet não funcionou em San Andrés.


Para quem não quer perder tempo buscando um chip de celular na Colômbia e já chegar conectado no país, é possível comprar um Chip Internacional ou E-sim através de nosso parceiro e ganhar 10% de desconto com o cupom “tresviagens” AQUI.


Dessa forma, você receberá o chip em sua casa, ainda no Brasil, e chegará em San Andrés e Cartagena com o celular funcionando. É uma opção mais cômoda e segura.



7. QUANTOS DIAS FICAR EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA

As duas cidades oferecem muitas atrações sendo possível passar vários dias por lá e mesmo assim não conseguir explorar tudo o que os destinos têm para oferecer. Nós passamos seis noites em San Andrés e quatro noites em Cartagena e consideramos tempo suficiente para conhecer as principais atrações.


Para montar o seu roteiro de viagem, nós sugerimos o nosso Guia de Viagem pela Colômbia. Com o ele você terá todas as informações que você precisa na palma da sua mão. Além de todas as informações essenciais, nele você encontrará detalhes dos pontos turísticos e atrações de Bogotá, San Andrés e Cartagena para montar um roteiro que combina com você.

E para tirar dúvidas e trocar experiências com outros viajantes, você terá acesso ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp.


8. COMO SE LOCOMOVER EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA


SAN ANDRÉS:

Uma das formas mais comuns de se locomover na ilha é alugando um carrinho de golfe, mule ou moto (scooter).


A mule é uma espécie de carrinho de golfe mais potente, costuma ter espaço para duas, quatro e até seis pessoas. Além de mais potentes as mules podem ser utilizados em passeios diurnos e noturnos, diferente dos carrinhos de golfe que não tem farol. MPORTANTE! É necessário portar carteira de habilitação para pilotar as mules.


FAÇA UMA COTAÇÃO DO ALUGUEL DE MULE OU SCOOTER: SAN ANDRÉS COM DAVID


A ilha também conta com ônibus, mas são poucas unidades, costumam estar lotados e passam a cada meia hora nas paradas.

Outra forma de se locomover é com táxi, porém, é necessário combinar o valor da corrida com antecedência, pois eles não possuem taxímetro.

A ilha não é atendida pelo serviço de Uber e demais aplicativos semelhantes.


Uma curiosidade é que o fluxo de motos na ilha é grande. Não é obrigatório o uso de capacete, além de ser comum ver motos com até quatro passageiros.


CARTAGENA:

Táxi e Uber em Cartagena tem preços bem parecidos, mas não existe taxímetro então, é importante negociar o valor antes da corrida e preferencialmente, pagar em dinheiro.

Além dos táxis comuns, em Cartagena existem os táxis coletivos, que ficam buzinando e pegando todos os passageiros que vão para o mesmo caminho. É uma espécie de transporte compartilhado e a vantagem é o preço mais barato se comparado aos táxis tradicionais.


Experiência do Três Viagens: Usamos basicamente Uber em Cartagena. Além de barato, funciona super bem.


9. ITENS ESSENCIAIS

Nas duas cidades faz muito calor e o sol é intenso, principalmente em Cartagena. Protetor solar, chapéu/boné e roupas leves são itens essenciais para a viagem.

Em San Andrés, outro item indispensável é a sapatilha aquática. Nas praias tem pedras e ouriços, é bem desconfortável caminhar sem sapatilhas e além disso, você pode até machucar os pés.

É possível comprar as sapatilhas na própria ilha. Principalmente no centro, tem várias lojas com artigos de banho, óculos de snorkel e as sapatilhas. Nós compramos ao embarcar para o passeio até a ilha de Acuário e pagamos por volta de COP 30.000.




10. ONDE COMER EM SAN ANDRÉS E CARTAGENA


SAN ANDRÉS

Com mais de vinte anos de tradição e especializado em cozinha caribenha, o La Regatta é o restaurante mais famoso e considerado o melhor de San Andrés. Além de pratos saborosos o ambiente colorido e a localização privilegiada sobre o mar se destacam.





Com vista para o mar e especializado em comida peruana, esse é um dos restaurantes mais recomendados de San Andrés.


O Hotel Casa Blanca conta com seis espaços gastronômicos abertos ao público. É possível encontrar desde comida caribenha a italiana. Com vista para orla da praia o ambiente é sofisticado e agradável.


Com decoração descontraída e um cardápio bastante variado (comida caribenha, massas, churrasco e hamburguer) é um local que costuma agradar os turistas.


O café oferece desde pratos, a pizzas e sanduiches. Fica localizado no centro da ilha e tem preços acessíveis.


O Aqua Beach Club fica na Playa de Rock Cay e conta com estrutura de espreguiçadeiras, guarda sol e banheiros. É um local recomendado para passar um período aproveitando a praia e estrutura do Beach Club. O cardápio é variado e a entrada é gratuita (paga somente pelo consumo). É uma opção para conhecer no dia de dar a volta na ilha.


O restaurante tem o formato de navio, fica de frente para o mar e tem uma piscina para os clientes. É mais uma opção de restaurante para conhecer no dia de dar a volta na ilha. Ele fica bem próximo do Hoyo Sopladro.


O Café Juan Valdez é encontrado em várias cidades da Colômbia. Nos moldes do Starbucks, o lugar vende várias versões do respeitadíssimo café colombiano (inclusive em embalagens para viagem).





BALADAS

Para quem gosta de aproveitar a noite em uma balada, as opções mais famosas em San Andrés são a Coco Loco e Blue Deep.


EXPERIÊNCIA DO TRÊS VIAGENS

Além do La Regatta, Café Café Since 1992, Aqua Beach e Sea Avenue do Hotel Casa Blanca, que nós visitamos, mas também já falamos no tópico anterior, vamos deixar a indicação de mais alguns restaurantes que nós conhecemos em San Andrés:


Restaurante com vista para o mar e cardápio especializado em frutos do mar. A comida estava saborosa e o atendimento foi bom. O preço é moderado.


QBANO é uma espécie de rede colombiana que serve sanduiches, wraps e Bbowls. O restaurante é pequeno e bem movimentado. É uma boa opção para uma refeição rápida. O preço é acessível.


CARTAGENA

La Cocina de Pepina é considerado um dos melhores restaurantes de Cartagena. É um local pequeno e aconchegante que fica no bairro Getsemani. Entre os pratos mais famosos do local, estão as tradicionais sopas colombianas.


O restaurante 1621 fica no Hotel Sofitel Santa Clara. Seu nome é devido a data de fundação do convento que funcionava onde atualmente está localizado o hotel. O restaurante funciona apenas no período da noite e é comandado pelo chef Dominique Oudin.


EL SANTÍSIMO

El Santísimo é um dos restaurantes mais famosos de Cartagena. O ambiente tem uma decoração arrojada e o lugar é indicado para o jantar. O Cardápio conta com frutos do mar e carnes.


É um restaurante de cozinha caribenha com preço acessível e ideal para quem aprecia frutos do mar.


O restaurante fica em San Diego e é super disputado. A intenção da dona ao fundar La Cevicheria, era servir os melhores ceviches de Cartagena. Mais uma opção de restaurante para quem é fã de frutos do mar.


O restaurante do Clube de Pesca fica em cima do Forte de Pastelillo, lugar ideal para almoçar ou jantar com uma bela vista. A especialidade do restaurante são frutos do mar e o cardápio conta com diversas opções.


O Hard Rock Café também está presente em Cartagena. O prédio onde fica o restaurante segue o estilo colonial de todo o centro da cidade. A unidade conta com música ao vivo e uma loja no primeiro andar.





É uma das casas noturnas mais famosas de Cartagena. Com muita salsa e ritmos caribenhos, o Café realiza shows e conta com um cardápio de drinks variados.


O Café Del Mar fica em cima da muralha de Cartagena. Por ter uma localização privilegiada, com vista para o mar, é um local famoso para assistir ao pôr do sol. O cardápio não conta com muitas opções de comida, mas de bebidas existem diversas opções.


El Barón fica na Plaza San Pedro Claver e está na posição 66º na premiação do 50 Best Bars dos 100 melhores bares do mundo. O menu conta com coquetéis clássicos e autorais e um ambiente descontraído, com mesas no interior e ao ar livre.


O Alquímico é considerado o décimo melhor bar do mundo, segundo a premiação do 50 Best Bars. Ele fica em uma propriedade colonial de três andares e tem um cardápio específico para cada andar.


A famosa rede colombiana Andrés Carne de Rés também está presente em Cartagena. Em um ambiente colorido e descontraído, ele fica dentro do Shopping Circo-Teatro. O cardápio tem diversas opções para agradar todos os gostos, mas a especialidade do restaurante são as carnes.


O Celele ocupou em 2020 a posição 49º na lista dos cinquenta melhores restaurantes da América Latina, segundo a premiação “The World’s 50 Best Restaurants”. Inaugurado em 2018, vindo da realização do sonho dos chefes colombianos Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón, o restaurante fica em uma pequena casa no bairro Getsamaní e tem como proposta uma cozinha contemporânea baseada na cultura gastronômica e na biodiversidade do território caribenho colombiano.


EXPERIÊNCIA DO TRÊS VIAGENS: Além do Café Del Mar e Hard Rock Café, que nós visitamos, mas já falamos no tópico anterior, vamos deixar a indicação de mais alguns restaurantes/cafés que nós conhecemos em Cartagena:


O San Valentín fica no centro histórico da cidade em um ambiente muito agradável. Tem um menu bem variado, com destaque para os frutos do mar. Os pratos são bem servidos e com preço bom. Foi lá que bebemos a melhor limonada de coco e esse foi um dos nossos restaurantes preferidos da viagem.



Os cafés colombianos são mundialmente reconhecidos e nós visitamos o Café San Alberto que é o café mais premiado da Colômbia. Os grãos são exclusivos e cultivados na fazenda San Alberto há anos.

O Templo de Café de Cartagena (como são chamadas as lojas) fica na praça Santos Domingo, no centro da cidade. Tem café para todos os gostos: coado, expresso, gelado, quente, além de sanduíches, bolos, tortas deliciosas e experiências como “Batismo do Café” e Harmonizações.

Nós experimentamos o “Viaje Cafetero” onde o barista faz três preparações alternativas do marcante Café San Alberto na mesa. Uma experiência incrível.





É uma rede colombiana de fast food que serve lanches, porções e pratos, tudo com frango. É uma boa opção para uma refeição rápida. O preço é acessível.



Esperamos que você tenha gostado das dicas e faça uma excelente viagem para San Andrés e Cartagena. Assista também aos nossos Vlogs no Youtube.












299 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 opmerking

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
Gast
10 apr. 2023
Beoordeeld met 5 uit 5 sterren.

Viagem incrível.

Like
bottom of page